Receita No. 1 - Cubo Mágico de Frutas.


Como prometido, iniciei a minha grande jornada!!! Decidi postar uma de minhas receitas mais recentes... E nada mais justo que começar com uma receita Light para tirar a ressaca do Reveillon... rsrs

É uma Salada de Frutas com Calda de Laranja e Chantilly com Morangos em formato de um Cubo Mágico. A priori, a composição e escolhas das frutas parece ser bem simples, mas há pequenos detalhes que tornam essa receita muito saborosa e para paladares mais exigentes uma combinação tanto exótica e lúdica.

A salada é composta basicamente por 5 (cinco) frutas: Abacate, kiwi, mamão, melão e morango. Sendo que o Chantilly utilizado está salpicado com hortelã fresco picado e as camadas estão intercaladas com um filete de leite condensado. E tudo isso banhado com um delicioso azedinho-doce da calda de laranja.

Primeiramente, fui comprar as frutas. Não acredite sempre no vendedor, pois ele sempre estará querendo vender qualquer coisa!! Escolha você mesmo ou peça para provar um pedaço antes de comprar. Eis algumas dicas para quem não sabe escolher:

Um bom Abacate possui um casca lisa e brilhante. Ao apertar o Abacate levemente com os dedos, ele não deve estar muito macio, um Abacate muito macio pode possuir pontos onde ele já esteja começando a ficar meio estragado. E por fim, ao cheirar, deve ter um cheiro suavemente verde e adocicado.
O Kiwi deve possui um casca aveludada e sem estar muito macia, assim como o Abacate, um Kiwi muito macio pode possuir pontos já passados. Além, disso deve ter um aroma doce e levemente cítrico.
Uma laranja doce e madura, possui cheiro cítrico acentuado e é bem firme quando se apalpa com a mão cheia ao redor dela, bem como a casca deve estar lisa e lustrosa, cascas muito ásperas indicam que a polpa no interior já está desidratada. OBS: Prefira laranjas pequenas elas são em geral mais suculentas.
O doce e maduro Mamão tem casca bem lisa e um cheiro muito característico doce. Prefira Mamões com casca com poucos pontos rosados ou avermelhados, esses pontos indicam amassados/machucados que, dependendo do tempo, causam um sabor ruim ao Mamão mesmo em pequenas quantidades.
Agora escolher um Melão, praticamente, é um voodu!! rs Muitos cozinheiros não concordam em como se escolher um bom Melão. Eu escolho da seguinte forma: 1) cheire o Melão. 2) Bata nele com a palma cheia ao redor do Melão todo, mas não muito forte. 3) Cheire novamete. Se o cheiro doce e característico do Melão sobressair, isso indica que o Melão está maduro e bem doce. Caso contrário, escolha outro Melão.
Bons Morangos são escolhidos olhando-se um a um, mas isso é uma tarefa chata e bem demorada e como, em geral, os Morangos são vendidos em caixinhas, use o bom senso e escolha uma caixinha com Morangos vívidos, sem estar amassados/machucados e bem vermelhinhos.
As folhas de Hortelã murcham muito facilmente, então será bem fácil escolher boas folhas de Hortelã, basta escolher ramos que tenham poucas folhas murchas ou escurecidas. Em geral, o sabor dos Hortelãs não variam muito com a característica da cor (verde claro ou escuro).
O Chantilly depende da marca ou se for caseiro da matéria-prima utilizada. Eu, pela simplicidade, uso muito os Chantillys em Spray, mas quando possível recomendo o uso do  Chantilly feito a partir do Creme de Leite.
Bom, agora acho que já está na hora da receita!! Chega de falar de como escolher os ingredientes!! rsrs Então vamos lá...

### INGREDIENTES
1) Calda de Laranja
  • 7 (sete) Colheres de Sopa de Açúcar
  • 1 (uma) Laranja Média

2) Chantilly com Hortelã
  • 1 (um) ramo de Hortelã Pimenta
  • 1 (um) frasco de Chantilly

3) Salada de Frutas
  • 5 (cinco) Colheres de Leite Condensado
  • 1/4 (um quarto) Abacate Médio
  • 2 (dois) Kiwis Médios
  • 1/2 (meio) Mamão Papaya Médio
  • 1/2 (meio) Melão Cantaloupe Médio
  • 6 (seis) Morangos Pequenos

### PREPARO DA CALDA DE LARANJA
a) Derreta todo açúcar em fogo brando.
b) Corte a Laranja em fatias ou em gomos, retire a casca e coloque junto com o açúcar derretido.
c) Misture lentamente e gradativamente esmagando a laranja.
d) Espere praticamente toda a laranja dissolver na calda. OBS: Não deixe a calda engrossar muito. Caso isso aconteça, coloque uma colher de sopa de água.
e) Reserve.

### PREPARO DO CHANTILLY
a) Lave algumas folhas de Hortelã em água corrente. Esmague levemente as folhas até sentir o aroma sair delas.
b) Deixe uns 5 minutos de molho em água gelada.
c) Pique as folhas selecionadas.
d) Adicione o Chantilly e misture bem até homogeneizar.
e) Reserve.

### CORTE DAS FRUTAS
a) Com uma faca pequena, corte as frutas (exceto os morangos) em pequenos cubos ou o mais próximo disso, o importante é tentar obter cubos com tamanhos semelhantes. O macete é começar contando o Kiwi, porque em geral, será a fruta que terá o menor tamanho de cubo, devido ao seu formato e tamanho.
b) E por fim, corte comprido e em quatro os morangos.

### FINALIZAÇÃO / MONTAGEM DA SALADA
a) Faça uma "cerquinha" intercalando os cubos de frutas deixando o interior ôco. (Primeira Camada).
b) Preencha o interior com a mistura de Chantilly e filete um pouco de leite condensado.
c) Repita o processo mais 2 (duas) vezes até chegar na terceira camada. OBS: Note que o Chantilly ajuda a manter o empilhamento das camadas servido de "argamassa" para os cubos.
d) Regue o Cubo montado com a Calda de Laranja.
e) Faça na última camada um montinho de Chantilly e rodeie o mesmo com os morangos cortados.
f) Sirva imediatamente.

Serve bem 2 pessoas.



E agora? O que irei fazer para amanhã ? Estava vendo algumas receitas de Camarões empanados com Coco que achei bem interessante experimentar... ou um tradicional Espaguete com um molho verde... O que vocês acham ?




.

2 comentários:

O que vocês acharam desta receita?? Todos os comentários são bem-vindos!!

e também por email

Digite seu email a seguir :

Biblioteca de Receitas