Receita No. 174 - Ghee (Manteiga Clarificada)


Olá, hoje estou postando uma receita "técnica" de um ingrediente substituto para o Azeite em muitas receitas...

Há algum tempo venho lendo sobre novos sabores e texturas na internet me deparando com uma tal manteiga clarificada (é uma espécie de manteiga de garrafa), pesquisei sobre essa manteiga e descobri que ela é muito boa para ser utilizada em muitas das receitas que estou planejando fazer... hehe

Para quem não sabe o que é uma manteiga clarificada ou Ghee (apesar do Ghee e manteiga clarificada terem metodologias de produção diferentes, tem a mesma característica de sabor e textura).

Bom o Ghee é uma variação da manteiga clarificada originária do sul da Ásia e muito utilizada na culinária da Índia, Bangladesh, Nepal, Sri Lanka e Paquistão). No método caseiro, o Ghee é feito através da retirada de impurezas e de água da Manteiga.

E para quem quiser provar e fazer essa excelente opção para o Azeite de Oliva em torradas, receitas, etc vem aí o passo a passo. Espero que gostem.

### INGREDIENTES
  • 100 (cem) gramas de Manteiga com Sal.

### MODO DE PREPARO

a) Etapa 1 : Derreter a Manteiga.
Derreter a manteiga em fogo bem baixo até que a manteiga toda derreta.






b) Etapa 2 : Fazer a Primeira Fervura.
Após a manteiga completamente derretida, aumentar o fogo ao máximo para que exista um rápido aquecimento até que comece a ferver. Retirar com a ajuda de uma espátula os resíduos brancos que ficam flutuando sobre a fervura.




c) Etapa 3 : Fazer a Fervura Permanente.
Após um certo tempo, aproximandamente 10 minutos, a manteiga fervida começa a não ferver mais ou levantar uma leve fervura. Ela começa a ficar clara e transparente. Desligar o fogo e deixar esfriar.





d) Etapa 4 : Filtragem.
Com o Ghee em temperatura ambiente ou morno, filtrar ele em uma peneira bem fina ou em saco de pano sobre uma tijela ou qualquer outro recipiente. OBS: Recomendo que este recipiente não seja o mesmo recipiente onde você irá guardar o Ghee finalizado, já que às vezes é necessária uma outra filtragem.



e) E finalmente, você obtém um liquido levemente castanho, líquido a temperatura ambiente e com um sabor levemente amendoado e com gosto de manteiga.








Rendimento : 80 gramas

E é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa dica de ingrediente X nas receitas... E recomendo comer uma torradinha com ele... fica o Ó!! rs


2 comentários:

  1. Ola Minato tenho a mesma filosofia ,, quanto a culinaria ,,hobby,,,viver,, curtir ,,sabores e'demais (AUGUSTTO VIGNALLE )

    ResponderExcluir
  2. ótimas informações, um abraço.

    ResponderExcluir

O que vocês acharam desta receita?? Todos os comentários são bem-vindos!!

e também por email

Digite seu email a seguir :

Biblioteca de Receitas