Maionese de Manteiga (Manteiga vs Margarina)



Olá meus amigos!! Depois de um longo período sem atualizar esse nosso blog do pão nosso de cada dia, eu resolvi fazer uma espécie de "confronto" entre mitos e verdades sobre a grande briga entre a MARGARINA e a MANTEIGA. Já que sempre me perguntam por que se utiliza ora um e ora outro... Ou quando se faz com o outro não fica muito bom... Além disso, sempre vem a desculpa de: "vou usar margarina, porque estou de regime".

Eu como um engenheiro químico, fui prontamente procurar fatos físico-químicos, como o teor de gordura, vitaminas, temperatura de fusão, temperatura de fumaça etc... E meus amigos... Eis o que encontrei:


E simplesmente olhando os valores calóricos, vemos que essa desculpa de vou usar Margarina porque estou fazendo dieta vai por água abaixo!! hehe A Margarina é mais calórica que a Manteiga, acho que isso se deve ao fato de ter uma relação gordura/água maior que a da Manteiga, já que se temos mais "substâncias orgânicas" para queimar mais calórica será. (Aí se meu professor de química ouvisse falar tão simplesmente desta forma!! Ele iria me matar!! hehe Porque não é tão simples assim como eu descrevi, mas resumidamente é isso!).

Agora olhando pelo fato da temperatura de fusão da Manteiga ser menor que a da Margarina, nos faz escolher a Manteiga (se você gosta de uma torradinha com uma cobertura bem cremosa) na hora de comer um bom cafezinho da manhã e de incluir em receitas de bolos cremosos, coberturas etc.

E ainda discutindo se a manteiga derrete melhor ou não, nos salta os olhos dos valores da Temperatura de Fumaça (para quem não tem ideia do que é isso, você vai lembrar quando estiver com sua cozinha cheia de fumaça quando estiver fritando um bife!! Hehe Porque é justamente isso, é a temperatura na qual uma substância começa a produzir fumaça quando está sendo aquecida), vemos que a Manteiga tem a maior temperatura de fumaça, ou seja, precisa-se de temperaturas mais altas para começar a fazer fumaça, isso é muito bom para escolher o que usar na hora de fritar alguma coisa. E aqui fica uma dica, um ovo frita por volta dos 124 oC, então, use Margarina para ter um ovo frito sequinho e Manteiga para um bem molhadinho.

Entretanto, falando sobre ovos fritos, se olharmos pelo ponto de vista de níveis de colesterol, gorduras saturadas e etc, vemos que a Margarina com certeza seria a escolhida, mas para ser consumida sem aquecimento algum!! Rsrs Porque o aquecimento fará que as gorduras insaturadas e poliinsaturas se tornem saturadas, e com certeza nesse ponto, eu ficaria com a manteiga novamente! Então, se quiserem combater ou diminuir os níveis de colesterol, a boa é usar a Margarina meio resfriada (não em temperatura ambiente mas também não gelada) pois ela contém uma boa quantidade de gorduras insaturadas e poliinsturadas (OMEGA 3 e OMEGA 6) que ajudam o coração e os níveis de colesterol ruim no sangue.

Mas sinceramente, eu A-D-O-R-O Manteiga!! Ahuhauhhua E para mostrar como a Manteiga é uma meio vilã gostooosa... Segue a minha receita de hoje com muita manteiga... Uma Maionese de Manteiga!! Rsrs

Espero que gostem e apreciem essa receita!! Hehe

### INGREDIENTES
  • 1 (uma) Gema de Ovo Branco Grande;
  • 1 (uma) colher de sopa de Suco de Limão Tahiti;
  • 50 (cinquenta) gramas de Manteiga com Sal;
  • Sal e Pimenta

### MODO DE PREPARO
a) Derreter a manteiga e reservar.
b) Com a ajuda de uma batedeira ou um bastão mágico, bater a gema com o suco de limão em um vasilhame ou tigela funda.
c) Quando a mistura estiver bem cremosa e firme. Ir acrescentando de meia em meia colher de sopa de manteiga derretida, e continuar batendo.
d) Quando a mistura estiver no ponto homogêneo e cremoso desejado. Adicionar sal e pimenta a gosto.
e) Guardar na geladeira e servir frio.

Rendimento: Serve 2 pessoas.


Bom espero que tenham gostado da receita e das informações... E até a próxima receita!! Um grande abraço!!

.

2 comentários:

  1. Tem pesquisas recentes que mostram que o colesterol da manteiga, em sua maioria é HDL, que é o bom colesterol, portanto se a desculpa é o nível de colesterol, acabou de acabar ;)
    Aqui na Alemanha no instututo Frauenhof foi feito uma outra pesquisa, que se consumimos alimentos light, o nosso cérebro nao fica satisfeito com os níveis de gordura e manda sinal para vir mais gordura, uma vez que o fígado nao processa direito alimentos com adocantes e afins.
    Eloise

    ResponderExcluir
  2. Oi Eloise!!

    Muito obrigado por seu comentário com a pesquisa feita sobre a manteiga... Hoje em dia, as pessoas ainda estão descobrindo as vantagens de muitos alimentos "vilões". Antes, era a estória de beber vinho, aí veio as descobertas feitas sobre "o beber vinho dos franceses" onde chegaram as conclusões que beber uma taça de vinho é saudável e combate a diversas doenças do coração etc etc... E ainda tem mais, os franceses comem manteiga como se fosse farinha de trigo!! E cade que eles morrem de infarto ou tem colesterol altos!? rsrs

    Espero que continue visitando as minhas receitas e fazendo bons comentários!

    Um Abração.

    ResponderExcluir

O que vocês acharam desta receita?? Todos os comentários são bem-vindos!!

e também por email

Digite seu email a seguir :

Biblioteca de Receitas