CRÈME BRÛLÉE (À L'ORANGE) - TRADICIONAL


Olá meus amigos!! Hoje estou postando (finalmente, hehe) a receita de Crème Brûlée que fiz no ano passado e quase há um ano :(

O motivo disso foi que eu queria refazer essa receita até estar perfeita!! Já que o mesmo não é qualquer receita de sobremesa, mas sim A receita!! Ela era vista como a sobremesa mais difícil de ser feita da gastronomia francesa, é um doce que até hoje é muito apreciada e sofreu milhões de variações, mas as técnicas se mantiveram praticamente inalteradas! Para quem não sabe o Crème Brûlée é uma das sobremesas mais famosas da França. É delicioso porque é leve, tem um toque de baunilha e fica com uma tentadora casquinha crocante de caramelo por cima. E por ser leve, gelado e delicioso, é uma excelente pedida para uma sobremesa para ser consumida durante o verão!! Mmmmm!

Uma das primeiras receitas era à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Que depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, era preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido e, depois, queimar o creme de modo que adquira uma bela cor dourada. Na Grã-Bretanha, existe uma referência de 1879 ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream, onde o símbolo da universidade era marcado com um ferro quente sobre o açúcar da cobertura. Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana e continha limão ou laranja e canela.

O Crème brûlée (do francês "creme queimado") é uma sobremesa feita a base de creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimada por cima. A origem dessa receita ainda é uma grande disputa entre os franceses, espanhóis e ingleses, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691.
François Massialot

A receita original publicada por Massialot é o que hoje chamamos de Crème brûlée à l'orange, porque além da baunilha ele utiliza água de laranja para dar um toque final no sabor "olfativo" rsrs E é esta a receita que estarei apresentando a vocês!! Espero que gostem!!

Tempo de Preparação
Tempo de Cozimento
Tempo Total
Dificuldade (0~10)
Rendimento & Custo
40 min
30 min
1h10min
4
5 porções
$$$
CRÈME BRÛLÉE (À L'ORANGE) - TRADICIONAL
INGREDIENTES
200 ml de Leite Integral
200 ml de Creme de leite
4 unidades de Gemas
100 gramas de Açúcar
2 colheres de sopa de Água de Laranja
2 colheres de sopa de Essência de Baunilha
Açúcar Cristal
MODO DE PREPARO
a) Em uma panela, misturar o leite e o creme de leite. Aquecer até aproximadamente 50oC.
b) Adicionar o açúcar e misturar para dissolver. Deixar aquecer até 85oC. E adicionar a essência de baunilha e misturar para homogeneizar, até forma um creme. Manter aquecido. OBS: Não deixar ferver.
c) Em um tigela, bater as gemas até duplicar de volume. Aproximadamente 10 minutos.
d) Despejar o creme sobre as gemas e bater bastante para manter o creme liso. OBS: Nessa etapa a gema começará a cozinhar.
e) Adicionar a água de laranja e bater para homogeneizar.
f) Separar em pequenas tigelas ou ramequins e levar para cozinhar em banho-maria de 30 a 50 minutos. OBS: Caso exista muita espuma, remover antes de começar a cozinhar.
g) Retirar do banho-maria e deixar resfriar. Depois manter na geladeira por no mínimo 10h.
h) Quando for servir, polvilhar o açúcar cristal sobre toda a superfície do creme e depois caramelizar com a ajuda de um maçarico. Utilizar a chama em ponto máximo para evitar o aquecimento do creme.
i) Servir logo em seguida.

*** DICAS ***
Dica 1: Caso não tenha um termômetro, a temperatura de 50oC é uma temperatura que ao testar com o dedo, não causa desconforto/ardência/dor.
Dica 2: Caso não tenha um termômetro, a temperatura de 85oC é a temperatura em que uma folha de coentro murcha rapidamente ao entrar em contato com a superfície da panela.
Dica 3: O segredo de se obter um creme bem liso é bater bem as gemas e não deixá-las cozinhar de forma heterogênea quando misturar com o creme quente.

By Max Minato @MaxGastronomy.blogspot.com

Bom, espero que tenha gostado desta receita e até a próxima... Um Abração a todos... E tenham um excelente verão!!

0 comentários:

Postar um comentário

O que vocês acharam desta receita?? Todos os comentários são bem-vindos!!

e também por email

Digite seu email a seguir :

Biblioteca de Receitas